segunda-feira, 6 de maio de 2013

CONQUISTANDO A CONFIANÇA DE SEUS PAIS


     Eu gosto muito de ensinamentos práticos. Gosto de testemunhos. Gosto de aprender com as experiências dos outros. E é nesse intento que eu sigo a direção de compartilhar um pouco do meu relacionamento com os meus pais com vocês nesta breve postagem. 

     Para começar tentando aproximar as nossas realidades de vida, vale dizer que sou apenas alguns aninhos mais velha que a maioria de vcs, mas as nossas condições são as mesmas: estudante, dependente financeira, debaixo do mesmo teto. Concordam?

     Bem, eu comparo a relação de confiança dos filhos para com seus pais como um investimento bancário

    What?!

    Simples assim: Você pode sacar alguma coisa do banco se você não tem nada depositado? "Boa tarde, senhora, eu gostaria de sacar R$ 500, 00 da minha conta cuja renda é de R$ 400." Incoerente, né?

   Da mesma forma, nós filhos precisamos aprender a conquistar (lê-se: depositar) a confiança na conta bancária do relacionamento com os nossos pais. 

     Como?

     Qualquer coisa que lhe for confiada pelos seus pais, cumpra. Qualquer coisa que lhe seja delegada, obedeça. Honre-os. Dessa forma, você acumulará créditos perante eles e, quando você precisar, voilà, você poderá desfrutar (lê-se: sacar) da confiança conquistada.

     Quando eu tinha 15 anos, realizei meu sonho de fazer intercâmbio sozinha. Nesse período de dois meses que estive fora, minha mãe me disse que quando comentou com uma amiga que eu estava viajando, a mulher comentou: "Eu nunca que ia deixar uma filha minha de 15 anos viajar sozinha pra outro país. Tá maluco?!". Minha mãe me disse que respondeu: "É, mas a gente confia nela."

     Atualmente, meus pais foram visitar a minha irmã e aproveitaram para dar férias a Janete, minha segunda mãe que ajuda nas coisas aqui de casa (mentira, ela faz tudo! hehe). Resultado: durante 15 dias estou sozinha em casa e gerenciando o negócio do meu pai (recepção, limpeza, pagamentos, etc). Além disso, estou em posse do cartão de crédito e do carro da minha mãe.

    E, quer saber? (momento desabafo) Eles nem me ligaram ainda de lá!! S.O.S Filha Abandonada. kkkkk


    Em hipóteses, responda para si próprio:

-  O que você faria se estivesse em um lugar que ninguém te conhece, seus pais não estivessem por perto, e existisse uma grande chance de ninguém nunca saber de nada que vc fizesse (exceto Deus, claro)?

- Seus pais ficam tranquilos em te deixar sozinho em casa (ignorando o quesito segurança externa)?

- Quando sua mãe lhe dá o cartão de crédito, você aproveita para comprar outras "coisinhas"??

     Sei que cada família tem contextos de vida diferentes, mas incentivo você a aplicar essa ideia dentro dos padrões em que vive e se desafiar a fazer diferente. Sei também que eu restringi bastante o universo das hipóteses, mas você pode usá-las como base para qualquer outra situação e avaliar o grau de confiança que você permite que seus pais depositem em você. 

     Como é que está a sua conta com seus pais? No déficit? Ou no superávit?

     Não quero saber mais de adolescente sendo proibido de ir para o DAVV, MARCADOS ou até encontros aleatórios com a nossa galera porque papai e mamãe não têm confiança em perder o filho(a) de vista. 

    Desafiem-se a conquistar a confiança dos seus pais e eu tenho certeza que irão desfrutar de um relacionamento familiar mais saudável e, porque não, ter a liberdade de fazer coisas novas debaixo de autorização? INVISTAM! As ações estão em alta. Estamos na Dispensação da Graça. ;)



Minha família  : )


Com muito carinho,

        Gabriela Brandão.



Um comentário: