quarta-feira, 11 de abril de 2012

O DEDO MINDINHO




     Quem foi que nunca bateu com o dedinho do pé no canto da parede ou na quina do móvel?? Depois de ter enchido a bochecha de ar, dado um baita grito e saído pulando num pé só, você provavelmente deve ter feito as seguintes indagações:
a) "Mas por que ele não poderia ser um pouquinho mais pra direita?"
b) "Paaaaaai, posso cortar meu dedinho fora?!"
c) "Mas pra que isso serve mesmo??"

     Tão pequenininho e tão aparentemente insignificante, o dedo mindinho tem, na verdade, um importante e específico papel na estrutura do corpo humano.

    O Dr. Yuzuru Yasuda, um neurologista japonês especialista em tratamentos por meio do dedo mindinho, alega que ele "tem o poder de reativar e equilibrar os nervos e músculos com dificuldade de locomoção motora." Ainda, outros especialistas acrescentam que, tamanha a importância do dedo mindinho, caso amputado, dificulta o equilíbrio de todo o corpo.

     Não, você não está em um blog de aula de biologia ou de curiosidades inúteis. Você está em um blog que preza pelo ensino da Palavra. Então, viaje comigo agora:

    "... Cristo é o cabeça da Igreja, que é o Seu corpo, do qual Ele é o Salvador." 
 Efésios 5:23b


     Paulo faz mais de uma vez faz uso desta analogia do corpo com a Igreja. Nele, Jesus seria tanto a cabeça como o cabeça, no sentido de liderança, e a Igreja (NÓS) seria o corpo. Agora pense comigo que cada parte do corpo exerce a sua função de forma tão específica que pensar em um nariz querendo se passar por mão chega a ser ridículo, não é mesmo?

"Por que também o corpo não é constituído de um só membro, mas de muitos. Se o pé disser: Não sou mão e, nem por isso deixará de ser do corpo. E se a orelha disser: Não sou olho, nem por isso deixará de ser do corpo. Se o corpo todo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se o corpo todo fosse ouvido, onde estaria o olfato ? Mas na realidade, Deus colocou os membros no corpo, cada um conforme quis." 
1 Coríntios 12: 14 - 18


     Interessante também notar a unidade do corpo humano. Cada parte depende da outra direta ou indiretamente. Quer ver? Vamos voltar para a historinha inicial de quebra-gelo. No momento em que você lascou seu dedo na quina do móvel da sala-de-estar, todo o seu corpo se voltou para "socorrê-lo". O seu coração começou a bater mais forte, um pé compensou a falta do outro pulando em um pé só, o seu tronco se curvou para os seus olhos verem se o toquinho de unha ainda estava lá e para sua boca assoprar e reduzir a dor. E, quer mais, eu tenho certeza que se você estava com dor de cabeça na hora, você certamente esqueceu dela para dar assistência ao pobre do dedo mindinho.

"Mas Deus formou o corpo de tal maneira que concedeu muito mais honra ao que tinha falta dela, para que não haja divisão no corpo, mas para que os membros tenham igual cuidado uns pelos outros. Se um membro sofre, todos os outros sofrem com ele, e se, um membro é honrado, todos se alegram com ele . Vós sois o corpo de Cristo, e inidividualmente, membros desse  corpo."
1 Coríntios 12:24b - 27
     



O dedo mindinho não foi criado para bater na quina da parede ou para ficar sobrando no canto da sandália. De fato, sem ele teríamos bastante dificuldade para caminhar.
      Na Igreja, o corpo de Cristo, da mesma forma, cada um tem a sua função que é digna de tanta honra quanto qualquer outra.
    Cabe a cada um descobrir a sua função neste corpo e exercê-la de forma excelente e em unidade.



                    Na união do corpo,                                  
                    Gabriela Brandão. 

4 comentários:

  1. ok... E o que fazer para passar a dor????

    ResponderExcluir
  2. Gostei , parabéns por este texto enriquecido também com a palavra de Deus .

    ResponderExcluir
  3. Amei.
    Realmente estava pesquisando sobre o dedinho do pé para ilustrar para as irmãs da minha igreja e por incrível que pareça encontrei as duas coisas juntas....

    ResponderExcluir