segunda-feira, 8 de outubro de 2012

DEUS NÃO USA HIPÉRBOLES!


     Hipérbole consiste numa figura de linguagem em que se faz uso de expressões exageradas para transmitir alguma ideia. Antes que você ache que é complicado, saiba que você certamente faz uso dela diariamente. Quer ver?

    
"Tô morrendo de fome!": Não, o fato de a sua barriga está roncando loucamente não significa que você chegou ao menos perto do estado de subnutrição. (Nem mesmo Rafinha kkkkkkk Amo você, maguela!)  


"Fulano, cadê você, hein? Estou te esperando há quinhentos milhões de anos!": sem comentários ¬¬'


"Tchau. Tchau. Tô atrasada! Tenho que ir voando pra casa.": falow super-man (y)


"Mas, mãããããeee, todo mundo vaaaai, menos eeeeeeuuu": clássica. Melhor ainda é a resposta das mães: "Mas você não é todo mundo". Digaí! kkk


     Tenho certeza que vocês se identificaram com algum desses exemplos.

     Pois bem, acontece que às vezes não levamos à sério os textos bíblicos por tomarmos, mesmo que inconscientemente, aquelas palavras como exagero ou como uma abordagem generalizada o que, ato contínuo, nos leva a pensar que aquilo pode funcionar para algumas pessoas ou que se refere a outros, mas não pra todos e, curiosamente, incluimo-nos ao grupo daqueles para os quais aquela palavra não funciona ou aos quais não se refere.

     Mas, deixa eu lhe contar uma boa nova: DEUS NÃO USA HIPÉRBOLES!

     Ele não é incompetente com as suas palavras e nunca prometeria algo que não pudesse cumprir. Costumamos dizer que nada é impossível para Deus. Taí uma hipérbole. Sabe por quê? Porque é IMPOSSÍVEL QUE DEUS MINTA. 

     Quando Deus fala, na Sua Palavra, ou seja, na Bíblia que:

"Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Romanos 8:37) - São tooodas as coisas, sejam espirituais, seculares, do âmbito emocional, familiar, físico, financeiro... Até porque você já nasceu um vencedor: na corrida dos espermatozóides rumo ao prêmiovócito, você foi o primeiro espermatozóide a fecundar o óvulo de sua mãe!

"E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê." (Marcos 9:23) - Como sempre dizia Pr. Léo, TUDO é TUDO e não exclui NADA. E esse versículo significa exatamente o que você leu. Observe que não é "ao crente" no sentido de evangélico, é ao que crê. Você crê? Se crerdes verás a glória de Deus.

"Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas." (I João 3:20) - Eu me regozijo em saber que o meu futuro está nas mãos de Alguém que já esteve nele. Deixa eu explicar de uma forma figurada. Se a sua vida fosse uma corrida de obstáculos, Deus já estaria na linha de chegada! Então a quem melhor eu poderia consagrar o meu futuro se não a Ele? O Onisciente?!

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16). Sei que todo mundo... quero dizer, a maioria de vocês (vício de hipérboles, tá vendo?) conhece esse versículo, mas você já parou para perceber que a salvação não está restrita àquelas pessoas boas que fazem doação todo mês a um orfanato, ou àquela pessoa que cumpre com a sua palavra, ou àquela que nunca passou no sinal vermelho? Na verdade, o único requisito para receber a salvação é crer com o coração e confessar com a boca, conforme Romanos 10:9 porque nós nunca conseguiríamos ser bons o suficiente para merecer tamanha graça de passar toda a eternidade (sem exageros!) com o Pai.

O medidor de bondade:



Bem, pessoal, estes são só alguns exemplos. Incentivo você a partir de hoje a ler esses trechos bíblicos entendendo que:
a) não são exageros
b) foram escritos para você 
c) funciona em você

 Amo vocês do tamanho do universo! ... ops!  hehe Muito! Amo muito.


Gabriela Brandão*

*Conheça mais sobre Gabriela na página de Colunistas.

 

2 comentários:

  1. Que ótima mensagem! Que maravilha de texto! Leve, fluido, divertido, com as passagens bíblicas (são passagens conhecidas, as quais tiveram seus significados clareados através do texto) mais adequadas para o tema, com exemplos muito reais- daqueles nos quais nos vemos em nosso dia-a-dia- e com uma incrível interação com o leitor, foram os parênteses mais engraçados que já li, haha. Meu espírito regozija por ter reiterado a certeza do amor e da fidelidade de Deus para conosco, pela leitura desse texto. Te amo desde o dia em que te conheci, Gabi! E não foi hipérbole, visse! :D

    ResponderExcluir
  2. Show, viu?! Quanto orgulho! (.=

    ResponderExcluir